Secretaria | (47)3341-4900 | |
Academia | (47)3341-4915 | |
Convênio | (47)3341-4909 |
Muito trabalho para vencer as dificuldades financeiras
Ênfase às práticas desportivas e premiações foram as marcas de sua gestão
Na reunião extraordinária de 22 de agosto de 1969, por sugestão de José Sales de Souza, então presidente da ASPMI, o nome de Onofre JOaquim Rodrigues Junior foi aprovado a candidato da situação. Rodrigues Junior foi eleito com 68 votos.
Natural de Penha, antes do ingresso na prefeitura de Itajaí, em 6 de agosto de 1958, trabalhou junto a intendência do município vizinho de Penha, que na época, ainda pertencia a Itajaí.
Posse e trajetória
Rodrigues Junior tomou posse como presidente da ASPMI em setembro de 1970, como sucessor de José Sales de Souza. Governou a entidade ao longo de 12 anos, período marcado por uma série de realizações na área esportiva, apesar dos problemas financeiros. Sem funcionários e sem recursos, atravessou uma fase ruim que obrigou a diretoria a trabalhar além do trabalho normal na prefeitura.
A compra de uma pequena máquina de datilografar facilitou a tarefa. Nessa época os associados passaram a contribuir com 10 cruzeiros, dando fôlego ao caixa. Também por sua iniciativa suprimiu-se do estatuto o Art. 80, que proibia a reeleição do presidente.
Durante sua gestão, Rodrigues Junior adquiriu várias coleções de enciclopédias, que deu corpo à biblioteca da entidade, promoveu jogos, campeonatos e torneios - eventos que se transformaram em lazer para os associados com a participação de centenas de atletas - daí surgindo os Jogos da Amizade, iniciados com a modalidade de futsal, e que reunia representantes das prefeituras de Itajaí, Brusque, Blumenau, Balneário Camboriú, Lages e Florianópolis. Hoje os certames são tradicionais.
Em abril de 1970, Rodrigues Junior promoveu, no ginásio Ivo Silveira, em Itajaí, o torneio início de futsal entre municípios. No mesmo ano a entidade conquistou outros títulos e sagrou-se campeã no Torneio de Futebol de Campo.
Sem recursos para manter a instituição, o presidente criou o livro ouro, para arrecadar dinheiro junto ao comércio e continuar o projeto de lazer esportivo. ' As empresas Irmãos Weiss, Posto Mazinho, Irmãos Gomes e Irmãos Rocha, constam na lista dos mais expressivos colaboradores da ASPMI, embora Gentil Archer seja o maior de todos', revela o ex-presidente Rodrigues Junior.
Novos caminhos
Formado em 1977, em Ciências Jurídicas e Socias pela antiga FEPEVI, hoje Univali, ex-vereador em Navegantes 1963/67, Rodrigues Junior é, atualmente, procurador jurídico da ASPMI.
Quando se aposentou em 1982, sua intenção era de se distanciar do trabbalho o que não conseguiu.
Em 1986 foi readmitido na prefeitura, no cargo de almoxarife, onde permaneceu até 2001, indo trabalhar junto à 28ª Junta de Alistamento Militar de Itajaí.
Aos 65 anos, o ex-presidente da ASPMI aguarda apenas a Compulsória aos 70, para parar definitivamente de trabalhar. Nascido em Navegantes, Onofre divide seus dias com a mulher Irene Terezinha e os filhos Flora Tereza e Onofre Joaquim Rodrigues Neto.